Ainda Orangotangos, direção Gustavo Spolidoro, 2007, HD /35mm, Prod Clube Silêncio, link não listado. Naked @27:24 – 31:40
37091Ainda Orangotangos, direção Gustavo Spolidoro, 2007, HD /35mm, Prod Clube Silêncio, link não listado
Original was uploaded on 2025-02-18
SINOPSE
Por trás da aparente normalidade de um dia em Porto Alegre, quinze personagens transitam entre a realidade e a fantasia, entre o sonho e o pesadelo, entre o belo e o bizarro. Um dia mais que normal na capital gaúcha, em um único plano-sequência de 81 minutos.
PRÊMIOS E FESTIVAIS
Melhor Filme do 13º Milano Film Festival; Melhor Filme de Estreante e Melhor Ator para Roberto Oliveira no 12º Festival de Lima; Prêmio Destaque pelo Júri Jovem – 10ª Mostra de Tiradentes; Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho pela ACCIRS Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul: Participou de mais de 15 festivais no exterior, com destaque para Rotterdam, AFI, Toulouse, Bafici, Munique, Seatlle.
Making of, dir Eduardo Wannmacher: https://youtu.be/OUQ1vws-mCI?si=GRnjHZuga3mrsiVW
ELENCO (por ordem de aparição):
KARINA KAZUÊ, LINDON SHIMIZU, ARTUR JOSÉ PINTO, KAYODÊ SILVA, JANAÍNA KREMER, RENATA DE LÉLIS, NILSSON ASP, ARLETE CUNHA , LETÍCIA BERTAGNA, ROBERTO OLIVEIRA, MARCELO DE PAULA, GIRLEY PAES , HEINZ LIMAVERDE, RAFAEL SIEG e JULIANA SPOLIDORO.
FRASES IMPRENSA:
“O filme deixou atônita uma platéia que parecia estar diante de um trem-bala de linguagem.” Rodrigo Fonseca – jornal O GLOBO
“Uma panela de pressão no interior da qual fervem ambição, gênio, violência e japoneses desesperados.” Miguel do Rosário – site Cinemiroir
“A narrativa em plano-seqüência nesse filme não é meramente uma opção de arte pela arte. Ela permite mostrar uma grande panorâmica de personagens diferentes em termos de idade, sexo e classe social, além de passar o sabor e a atmosfera de Porto Alegre..” Tadeusz Szczepanski (POL) – site Fipresci
“Este é um dos filmes mais frenéticos, absurdos e fora de controle que eu já assisti em toda a minha vida.” – site Filmtotaal (HOL)
“Seus personagens inusitados, ainda orangotangos, vivenciam situações muito loucas e se cruzam como passando o bastão da história um a outro. Como numa corrida de revezamento, que fascina e quase levanta o espectador da cadeira.” Antônio Grassi – blog
“Um verdadeiro prodígio técnico que consegue um relato vertiginoso, elétrico e sumamente bizarro.” Marina Moguillansky – site Miradas de Cine (ARG)
“E ao final, e ainda que não apareçam, nem ninguém os imite, os orangotangos estão por todos lados.” JM Bouthemy – blog Frenecine (ARG)
CRÉDITOS:
produtora CLUBE SILÊNCIO
roteiro GIBRAN DIPP e GUSTAVO SPOLIDORO a partir do livro homônimo, de PAULO SCOTT
direção GUSTAVO SPOLIDORO
produção CRISTIANE OLIVEIRA, FABIANO DE SOUZA, GILSON VARGAS, GUSTAVO SPOLIDORO e MILTON DO PRADO
produção executiva CAMILA GROCH e JAQUELINE BELTRAME
direção de produção CAMILA GROCH
direção de fotografia JULIANO LOPES FORTES
direção de arte LUIZ ROQUE
desenho de som CRISTIANO SCHERER
1º assistente de direção JANAINA FISCHER
2º assistente de direção VICENTE MORENO
figurino CACÁ VELASCO
som direto CRISTIANO SCHERER
produção de elenco NADYA MENDES e SHEILA DO AMARAL
arte cartaz e materiais FÁBIO ZIMBRES
distribuição PANDORA FILMES
CURIOSIDADES:
. ao longo de uma semana de filmagens, o filme mobilizou cerca de 180 pessoas espalhadas por um perímetro de 15 km na região central de Porto Alegre.
. os ensaios duraram dois meses
. foram gravados seis takes, um por dia, e o escolhido foi o segundo, rodado em 08/12/2006.
. em uma das cenas de apartamento, foram utilizados aproximadamente 100 pombos adestrados.
. apesar de ter sido rodado uma semana antes do Internacional conquistar o título de Campeão Mundial, no Japão, a história se passa nos dias seguintes à vitória. No filme, vários personagens fazem referência ao título “há pouco” conquistado.
. o filme possui um making of também em plano-sequência, captado por uma câmera operada pelo diretor.
. a trilha possui 17 músicas do rock gaúcho, incluindo “Morte por Tesão”, dos Cascavelletes e “Amigo Punk”, da Graforréia Xilarmônica..
. Antes da estréia oficial, no Festival do Rio, o filme teve uma sessão secreta no CineEsquemaNovo, dia 28/07/2007, à meia-noite. Naquela ocasião foi divulgado um filme fictício, porém, as cerca de 50 pessoas que compareceram a sessão assistiram, pela primeira vez, publicamente, ao AINDA ORANGOTANGOS.
CONCEPÇÕES DE DIREÇÃO:
Quando li AINDA ORANGOTANGOS, o livro, do Paulo Scott, encontrei ali histórias comuns ao dia-a-dia do bairro e da cidade onde vivo.
Escolhi, junto com meus sócios e com o roteirista Gibran Dipp, seis contos que, se não se interligavam, davam margem para que isso acontecesse. Assim, AINDA ORANGOTANGOS já saiu do livro como um plano-sequência. Porém, em sua gestação, procuramos valorizar as histórias, adaptando o virtuosismo do plano-sequência para os caminhos apontados pelos atores em seus ensaios.
A busca pela liberdade também fez com que tentássemos fugir da obrigação pelo naturalismo no plano-sequência. Partimos então para a manipulação do tempo, criando elipses sem a utilização do corte.